Na resposta ao honroso convite com que a equipa de Benjamins A do AC DE ARRENTELA foi brindada pelo GRÂNDOLAFOOT, na comemoração do seu 10.º aniversário, a N. equipa teve uma participação desportiva que se pautou com uma nota excelente.
O 2.º lugar neste torneio deu boas indicações para a FASE COMPLEMENTAR, que se inicia já no próximo sábado – 9 de fevereiro de 2013 -, já que os jogadores desta equipa voltaram a dar reviravoltas no marcador (com a Academia do Fusco e com a EF Fernando Chalana), reagindo assim à adversidade, sabedores de que cada partida só tinha 20 minutos.
Após uma vitória tranquila sobre o GRÂNDOLAFOOT, no terceiro jogo do Grupo A, o embate das meias-finais frente GD Fabril foi de enorme intensidade. Apesar do domínio territorial dos fabrilistas, o AC ARRENTELA entregou-se de corpo e alma ao encontro e apostando no contra-ataque poderia mesmo ter apontado o golo que marcaria a diferença. O nulo registado, ao cabo dos 20 minutos, aceita-se dado que nenhuma das equipas merecia sair derrotada, mercê do bom espectáculo proporcionado há cerca de centena e meia de espectadores. O empate conduziu à forma desempate: 3 pontapés, para cada equipa, da marca de grande penalidade.
Na lotaria dos pontapés da marca de grande penalidade, a defesa do guardião arrentelense Luís Guerra, no segundo pontapé, e a conversão dos três pontapés da marca de grande penalidade por Diogo, Manuel e Ricardo levaram a equipa ao rubro e a inerente passagem à final.
Na final, o Almada AC superiorizou-se, mercê de uma maior frescura física que lhe permitiu o controlo efectivo do meio campo, através de uma pressão alta. Embora as dimensões do terreno fossem iguais para ambos os conjuntos, a verdade é que a menor dimensão do terreno de jogo, quando comparado com o N. terreno, favoreceu os almadenses, não permitindo ao AC ARRENTELA jogar no espaço e na velocidade. Com 6-0 ao intervalo, a segunda metade antevia-se dolorosa, contudo, quem conhece os N. miúdos sabe que eles não desistem: entraram em campo como se o resultado estivesse em 0-0. E, assim, nesta etapa complementar, o AC ARRENTELA equilibrou a partida e apontou, mesmo, o tento de honra. Já nos derradeiros minutos, o Almada AC marcou mais um golo fixando o resultado em 7-1.
Parabéns às duas equipas, que certamente irão ter bons desempenhos quer na fase de apuramento do campeão distrital quer na fase complementar, dado que o escriba deste blog continua a afirmar que foram as duas melhores equipas da Série A.
Por último, concluir que se tratou de uma boa jornada desportiva, um são convívio entre todas as equipas numa organização abnegada, simpática, acolhedora e voluntária que proporcionou aos mais jovens um belíssimo tempo competitivo e de lazer para todos os acompanhantes. Mas como diz o adágio: nem sempre se pode agradar a gregos e a troianos. Um bem haja!
Desportivamente, o relvado do Parque Desportivo de Grândola foi dividido a meio, sendo que se disputavam dois jogos de 20 minutos em cada um dos meios campos. Os resultados dos Grupos (A e B) foram os seguintes:
HORAS GRUPO A
10.00 GRÂNDOLAFOOT – ACADEMIA FUSCO 1-1
10.00 EF F. CHALANA – AC ARRENTELA 1-3
11.00 GRÂNDOLAFOOT – EF F. CHALANA 1-3
11.00 ACADEMIA FUSCO – AC ARRENTELA 1-4
12.00 GRÂNDOLAFOOT – AC ARRENTELA 0-2
12.00 ACADEMIA FUSCO – EF F. CHALANA 2-1
HORAS GRUPO B
10.30 ALMADA AC – AD QUINTA DO CONDE 0-0
10.30 GD FABRIL – Sto. ANDRÉ 8-0
11.30 ALMADA AC – GD FABRIL 0-0
11.30 AD QUINTA DO CONDE – Sto. ANDRÉ 4-0
12.30 ALMADA AC – Sto. ANDRÉ 9-0
12.30 AD QUINTA DO CONDE – GD FABRIL 0-0
CLUBES CLASSIFICAÇÃO GRUPO A
AC ARRENTELA 1.º -- 9 PONTOS -- 3V 0E 0D; GM 9 GS 2
ACAD. FUSCO 2.º -- 4 PONTOS -- 1V 1E 1D; GM 4 GS 6
EF F. CHALANA 3.º -- 3 PONTOS -- 1V 0E 2D; GM 5 GS 5
GRÂNDOLAFOOT 4.º -- 1 PONTO -- 0V 1E 2D; GM 1 GS 6
CLUBES CLASSIFICAÇÃO GRUPO B
ALMADA AC 1.º -- 5 PONTOS -- 1V 2E 0D; GM 9 GS 0
GD FABRIL 2.º -- 5 PONTOS -- 1V 2E 0D; GM 8 GS 0
AD QUINTA CONDE 3.º -- 5 PONTOS -- 1V 2E 0D; GM 4 GS 0
Sto. ANDRÉ 4.º -- 0 PONTOS -- 0V 0E 3D; GM 0 GS 21
NA 2.ª FASE, QUE DECORREU NO PERÍODO VESPERTINO, MERCÊ DOS RESULTADOS DE CADA GRUPO - E NO INTUITO DE SE DETERMINAR TODOS OS LUGARES DISPUTARAM-SE, EM JOGOS DE 20 MINUTOS, OS SEGUINTES JOGOS:
4º do Grupo A GRÂNDOLAFOOT 1 – 3 AD QUINTA DO CONDE 3.º do Grupo B
4º do Grupo B STO. ANDRÉ 0 – 3 EF F. CHALANA 3.º do Grupo A
1º do Grupo A AC ARRENTELA 0 – 0 GD FABRIL ONDE 2.º do Grupo B (3-1 G.P.)
2º do Grupo A ACAD. FUSCO 0 – 3 ALMADA AC 1.º do Grupo B
Disputa dos lugares
7.º e 8.º lugares: GRÂNDOLAFOOT 6 – 0 STO. ANDRÉ
5.º e 6.º lugares: AD QUINTA CONDE 10 – 0 EF F. CHALANA
3.º e 4.º lugares: GD FABRIL 12 – 0 ACAD. FUSCO
FINAL
ALMADA AC 7 – 1 AC ARRENTELA
Por fim, dar nota dos autores dos golos do AC ARRENTELA, mas destacar toda uma equipa – RECORDAR QUE O FUTEBOL É UM DESPORTO COLECTIVO -, já que sem ela não há possibilidade de se atingir tal meta: o golo.
Assim, os treinadores António Cunha e Paulo Cajica contaram com os seguintes jogadores: Luís Guerra e Guilherme Raposo (ambos Guarda-Redes); Diogo Graça, Manuel Falé, Lourenço Palet, Tiago Cajica, Ricardo Fernandes e Bernardo Santos; Ivo Duarte e Pedro Ramalho; Diogo Vinagre, Gonçalo Amorim, Samuel Prisacariu e João Piçarra.
Golos do Arrentela foram apontados por:
a) Samuel, Piçarra e Amorim (EF Fernando Chalana);
b) Samuel, Piçarra, Ricardo e Vinagre (Academia Fusco);
c) Samuel e Piçarra (Grândolafoot);
d) Diogo, Manuel e Ricardo (g.p) (GD Fabril)
e) Piçarra (Almada AC)